terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia do Poeta - 20 de Outubro


O Dia do Poeta é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil.

 
Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que faz.
 
Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produção artísticas, considerada como uma das 7 (sete) Artes Tradicionais.
 
Origem do Dia do Poeta
O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o dia 20 de Outubro como Dia do Poeta. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de Outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
 
A data homenageia e lembra deste momento ímpar para os poetas do Brasil.
 
Curiosidades
Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
 
O dia 14 de Março também é bastante celebrado pelos poetas, pois se comemora o Dia Nacional da Poesia. A data é uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo, Castro Alves, que nasceu em 14 de Março de 1847.
 
 
 
 

 
Segue uma linda definição sobre o poeta pelo grandioso Fernando Pessoa:
 
O poeta é um fingidor/ Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente./ E os que lêem o que escreve/ Na dor lida sentem bem/ Não as duas que ele teve/ Mas só as que ele não têm/ E assim nas calhas de roda/ Gira, a entreter a razão/ Esse comboio de corda/ Que se chama coração
 
Fernando Pessoa

Trabalho de Pesquisa:  Anna Peralva

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Uma rica viagem pela literatura. Textos de altíssimama qualidade . Parabenizoi os organizadores e participantes desse trabalho lindo