3 de out. de 2010

Nossos Poetas



GOTAS DE SAUDADE
*Fanny*

Brotam gotas de saudade no olhar...
Caem dolentes no crepúsculo da solidão...
Submergem no triste abismo do mar...
Perdem-se na corrente da ondulação.

Esmorecem os meus olhos vazios...sofridos!
Sangra o coração, matizando a essência,
num profundo torpor incompreendido.
Artimanhas vis do destino, sem clemência.

Deambulo ferida na penumbra do sonho...
Jaz o silêncio perplexo, escuta-se o vento
inflamado de dor...Toca-me medonho!...

De asas quebradas, despojada de razão
cerro as janelas da alma...aninho-me
no leito da nostalgia, afago a recordação.




PORQUE INSISTES?!
®Ferdinando

Porque insistes em pisar o meu caminho?!...
Porque me olhas na palma da tua mão,
porque me ofertas o sol do teu carinho?...
que pinta o horizonte silente da tua ilusão!

No sonho ilusório que induz tua firmeza
oh! A magia dos teus sonhos de algodão...
caminhas copulada em ingénua nudeza!...
Mendigando nada mais, que uma paixão!...

És a indigente no final da louca caminhada,
em nadas de fumo, como fogueira apagada
delirante quimera :– fruto da tua alucinação!

Fizeram-te sombra, em amarelecido distante:
- para lá do mistério em qualquer vulto errante...
que nunca conheci!. Insano sentido da razão!!...

Germany 25-01-08




DOCE AMIZADE
George Alves (Joe'A)

Como uma cravo, decaído no deserto
seco, sem viço, sem vida
não resistia, me entregava, desbotava
Sem esperanças, minhas petalas murchavam

Foi quando voce apareceu com seus cuidados
com seu apoio, com seu calor
me irrigou vida,me estimulou, me levantou
Deu perfumes de esperanças as minhas fragrancias

Desinteressada e diligente amizade
me apoiou, me aconchegou, me deu ombro
para eu chorar, desabafar, a minha dor
Me fez perceber que no deserto pode haver sonho

Minhas petálas ganharam cor
passaram a exalar perfume sedutor
ja apreciava as brisas, ja resistia aos ventos
dos seus cuidados nao mais precisava...só do amigo calor

Ja me sentia como na primavera
estação do sol, das brisa e do amor
Amizade, ja queria calor,cuidados, carinhos,
carente, envolvido, preciso agora é do seu Amor




CANÇÕES DE AMOR
Guida Linhares

Cantam os pássaros em louvor à natureza.
A cotovia desabafa com seus tristes pios.
O rouxinol extasia em seu trinado beleza,
e o sabiá canta com a força dos brios.

Canções de roda atraem as crianças
e até os anciãos lembram suas modinhas.
As canções de ninar das mães são bonanças
e os jovens cantam juntos em rodinhas.

Mas há uma canção toda especial!
Aquela que brota do mais puro Amor,
no coração que palpita pleno de encanto.

Pare e escute! Ela te cobrirá com um manto
de estrelas cadentes em seu resplendor.
Amorosa sintonia se desvelará. Não há nada igual!




INTERLÚDIO APAIXONADO
Itana Goulart

Me cobre de paixão e beijos
como que enlouquecido
instiga e sacia meus desejos...
Mapeando meu corpo com as mãos
deixa-me tonta, perco a razão ...

Meu vulcão interior despertando,
de paixão explodindo,quase morro...
com quentes labaredas soltando...
sussurro com a pele em fogo:
Vem meu selvagem lobo!




AMOR DE VERDADE
JRonaldo-JR


Amor de verdade
só deixa saudade
é uma verdade
para sentir na eternidade

Nesse plano? que ilusão
aqui pura paixão
há quantas chamamos de querida
em apenas uma vida?

O amor verdadeiro
desbrocha com uma flor
unindo material, espiritual e mental
torna-se celestial

Esse não se define
só o sente quem se "une"
é trascendental
Porque nao dizer "universal"...

Quando sua primeira intenção
for para seu irmão
poderá sentir a integração
do amor verdadeiro e da "união"

É como a evolução
acredite...meu irmão
essa é a realidade
como só existe uma "verdade"

Ah!! o amor paixao?
caminho para a evolução
apesar da materia e cotidianos
prevaleçe no maximo por sete anos

Não é necessario dizer mais
que ouça quem for sagaz
se não conseguir "compreender"
pelo menos tente "entender"




UMA CANÇÃO UM VIOLÃO
João Paulo Cruz Santos
(Zonzo)


Numa manhã ensolarada
estava eu dedilhando as cordas do violão,
meu companheiro nos momentos de solidão,
quando transformei o amor numa canção
pensando na minha amada.
Quem é este amor?
Virtual?
Real?
Não importa!
Só sei que um dia entrará pela porta
e perguntará:
esta canção é para mim?
Responderei que sim.
Quer saber como essa história terminará?
Não revelarei esta intimidade.
Pois assim, olhando para o meu amor,
para evitar qualquer outra indiscreta
revelação,
escrevo a palavra FIM

Fortaleza,21 de dezembro de 2009




ETERNO AMOR
Jorge Humberto

Presença constante, em minha vida,
dizer-te que já te amava, quando,
nem sequer, te conhecia, poderá soar
a ridículo, mas esta é a única verdade credível.

Não sei onde nos conhecemos, antes
mesmo, de nos conhecer, mas esse é um facto,
que fez – e faz – perdurar nosso amor,
em eternas juras, que nos levará pla vida fora,
até sermos bem velhinhos.

Nunca em nós a dúvida restou, de que,
esse amor, era deveras especial, e o encontro
seguiu seu curso natural.

Que coisa é essa, que umas simples palavras,
trocadas, fez-nos saber, que éramos um para o outro?

Ah, reparem como nosso amor é sincero:
de séculos… de entrega…

Sempre fomos, de nós mesmos… não o sabíamos –
até que, buscando forças, me declararei a ti, meu amor…

Disseste… que, sim!
21/05/08





CHOVEM MEUS OLHOS
Jorge Linhaça

Estes meus olhos que chovem pra dentro
Molham-m'a alma, afogam-m'a dor
Chovem neus olhos, reféns do amor,
Quando na noite teus sonhos adentro

Na tempestade do meu sentimento
Chovem granizos ao meu derredor
Tudo parece de todo maior
Sou carregado na força dos ventos


Estes meus olhos, tão secos por fora
Como o solo do alto sertão
Escondem dentro um'alma faminta

Que, de joelhos, ao céu hoj'implora
Dos seus pecados o eterno perdão
Chovem meus olhos...em traços de tinta.





FALE POETA!
(Lilia Machado - 13/8/06 - 23:55hs)


Poeta, por favor, não morra!
Precisa-se de alguém que fale
E que ao falar, não erre...
Precisa-se de alguém que solte o verbo!

Poeta, por favor, não cale!
Por favor, fale... fale até perder a calma!
Mesmo que te julguem falho...

Ainda que pensem
Que é loucura sua... fale!
Esfregue, com lisura,
A verdade na cara deles...

Há retorta na vida deles
Só retorta... pra não verem
Que a fome persegue os pequenos!

Fale poeta!
E dos seus versos faça canto alto
Pra acordá-los desse sono...

Quem sabe
Ouvindo o canto dos seus versos
Despertem menos infames,
Quem sabe evitem a fome?





ÚLTIMO PARÁGRAFO

Luiz Poeta ( sbacem-rj ) - Luiz Gilberto de Barro
Às 9 h e 51 min do dia 30 de janeiro de 2007 do Rio de Janeiro,
MENÇÃO HONROSA NO CONCURSO REALIZADO
PELA 1ª CIRANDA/CONCURSO - CARTAS -
TEMA LIVRE
da Ciranda de Letras


Tua carta chega...quero abri-la...hesito...
Temo o conteúdo... já choramos tanto...
Até quando rio, meu sorriso aflito
Perde-se no frio do meu próprio pranto.

Recorto o envelope, cuidadosamente...
Temo macular as frases esperadas;
Sinto até teu cheiro... o odor não mente...
O mesmo Magriffe das cartas... perfumadas...

O papel é fino, personalizado...
Tem o teu retrato impresso... Como és linda !
Meiga, afetuosa... e eu... extasiado
Apesar de tudo, eu te amo... ainda !

Desdobrando os vincos... trêmulo... ansioso,
Fecho logo os olhos porque, ao fazê-lo
Quero, no papel, tocar-te...carinhoso...
Ah...o teu olhar ... como eu queria vê-lo...

As palavras saltam mansas, desenhadas
Pela solidão de uma caligrafia
Magnetizando suas convidadas:
Minha emoção, a dor e a fantasia...

Tudo é como um rio que, com a enchente,
Puxa o meu navio... e o navegador
É o meu olhar que busca, na corrente,
Saber o que sente esse teu amor.

A primeira folha conta a nossa história
Real, verdadeira, sem constrangimento:
E a outra fala de uma trajetória
Repleta de dor, de amor e sentimento...

No último parágrafo... a frase que escreveste,
Diz: - Por tudo isso, amor é que eu te... Não !
Fora do do envelope, por Deus...esqueceste
A folha derradeira... e o teu coração.






MINHA MENINA
Luiza Porto


Como passarinho, ela se foi, para fazer
um novo ninho, fiquei muito triste, uma
tristeza misturada com alegria.
Ensinei ela a voar, com suas próprias asas,
e o céu será o seu limite, e as estrelas o seu caminho.
A casa ficou um pouco mais silenciosa,
sem seu sorriso ensolarado, e sua franqueza, em
nossas conversas.
Esse quer bem que faz de minha menina... Única.
Agora ela é visita, no jardim da minha vida,
mas uma visita sempre bem vinda e amada.
Quem sabe, das montanhas e dos mares que terá que cruzar.
Mas, aqui sempre terá um porto seguro.
Tem agora, novas responsabilidades, marido,
casa, contas a pagar, tenho só uma certeza,
ela se sairá muito bem, nessa nova fase.
Meu desejo que tenha em sua vida,
um caminho florido, e que se houver tropeços,
que eles sejam poucos.
E que saiba que meu coração, estará sempre
aberto para a acolher, sempre que precisar.
Porque meu amor querida por você...É eterno.





CONFISSÕES DA MATURIDADE
Margaret Pelicano


Não deixe nunca de ser romântico,
nem a física quântica explica a extensão do sentimento...
Nem a poesia, nem as rimas sustentam
A ausência do sonho findo!
Os desejos eram tão lindos!

Hoje, o importante, é vencer o medo,
do tempo que célere galopa nas encostas e vertentes,
forçando o rio a corcovear entre montanhas
e o fluxo da vida curvar a pele do rosto, as costas....
posto que o amor ficou em desgosto...

A maturidade me diz: para o amor não tem idade!
Porém os corações humanos, vibrando de vaidade,
Vingam-se ou alienam-se procurando porto seguro:
Melhor a acomodação de um colchão duro
Do que arrojar-se na busca do prometido...

Nada foi cumprido!
No entanto, você já plantou sua árvore,
Já teve seus filhos e eu os meus!
Por certo, defende os animais,
E, no silêncio que se instalou entre nós,

Os anos de separação tiraram o frescor da juventude
qualquer purpurina engalana sua tez de felicidade...

As estrelas nos céus sulinos brilham como sempre!
E você, urso que hiberna em má vontade,
Sente o amor vespertino, e, não assume...
podem vir tempestades e o sol brilhar novamente,
eu fiquei dura de coração e não aceito você pela metade!

Brasília - 09/03/2010





NA CALADA DOS DIAS...
(Maria Inês Simões)


A criança chora em demasia.

O Sol quente derrete a pele, ao meio dia.
O andarilho, tem fome... De fantasia.
Os casais se perdem na "diplomacia".
Têm beijos e abraços negados... Nesta euforia.

E na esquina da rodovia?

Existe um cachorro implorando por companhia.
Uma idosa brigando com o tempo, em agonia.
Um jovem caído da moto, que ironia.
O vendedor de balas... Drogado em alegria.

E a criança de novo... Chorando... É só uma cria.

Nas janelas sem vidraças há fobia.
Nas casas sem telhados há covardia.
No corredor desta vida não tem enfermaria.
E quem não sonha ganhar na loteria?

Criança... Criança... Que gritaria!!!
Mas, cadê a dona Poesia?




AGONIZAM!
Maria Regina

Agonizam os amores subjugados pelo ódio
famigeradamente alimentado pela vingança
em mentes famélicas e extremistas,
a vida e tudo o que dela advêm

Agonizam as nações massacradas por ideais
maniqueístas voltados ao malfadado mal,
que justificam a retórica bélica como solução
àquilo que somente aceitam o amor e a paz mundial.

Agonizam todos ante o ceticismo degenerado,
inerente ao ódio que fomenta a ignorância
céptica, onde esta o radicaliza;
somos potenciais vítimas e executores
da simbiose ignorância-e-ódio

Agonizam todos aqueles que agem
pela retórica acima do Amor,
da Justiça e da Paz!

Nenhum comentário: